Chapada dos VeadeirosAlto ParaísoPousada Jardim do Eden

Promoção Especial > Festeje a Páscoa na Chapada dos Veadeiros - Alto Paraíso

CHAPADA dos VEADEIROS

como chegar na Chapada dos Veadeiros  página 4 de 6  atrativos da Chapada dos Veadeiros

 

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros...

No nordeste do Estado de Goiás, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros protege 65 mil hectares do cerrado brasileiro de altitude, num dos mais belos panoramas do país. Com altitudes que variam de 600 a 1700 metros, seu relevo é levemente ondulado, com mesetas de onde se pode contemplar o horizonte sem fim. Para fazer uma idéia, veja uma foto do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros tirada de fora do Parque, visto do Mirante da Janela do Abismo,

Suas fantásticas formações deram origem a cachoeiras, desfiladeiros, vales e piscinas naturais. A beleza da natureza e a grande quantidade de cristais de quartzo que cobrem o solo fizeram a aura de misticismo da Chapada dos Veadeiros, um ótimo atrativo tanto para quem busca aventura quanto para quem quer relaxar.

... e seus atrativos e cachoeiras

As regras básicas de ingresso ao Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros só admitem o ecoturismo de visitação, proibindo práticas desportivas. Além disso, o acesso é permitido a apenas locais específicos, mas estes são imperdíveis.

Candombá, Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

As caminhadas são fáceis e as trilhas, longas. É ótimo para quem deseja exercitar-se em contato direto com a natureza. Mas fica o aviso: os passeios podem ser fatigantes para os menos acostumados.

Há duas trilhas principais e divergentes, cada uma com cerca de 6 km. Uma leva aos cânions e à Cachoeira das Cariocas. A outra segue até as Pedreiras, com várias corredeiras, e também aos lindíssimos Saltos do Rio Preto.

Passeios permitidos no Parque

1- Mirante do Rio Preto, Salto 80m e Corredeiras

Reserve um dia inteiro para essa caminhada de 12km (ida e volta), indicada para pessoas com algum preparo físico. A trilha passa por campos rupestres entre a Serra de Santana e a Serra do Abismo, com vegetação e fauna típicas do cerrado de altitude, rumo ao vale do Rio Preto.

Mirante do Salto do Rio Preto, Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

O primeiro ponto a alcançar é o Mirante, local de onde se observa à distância o maior Salto do Rio Preto, a cachoeira de 120m de altura.

O impacto visual é deslumbrante, numa queda maravilhosa e um infinito de arcos-íris. É o cartão postal do Parque, um dos lugares mais procurados pelos visitantes.

Após as fotos de praxe, segue-se até o Salto de 80m, também conhecido por Cachoeira do Garimpão, onde há um enorme poço para banhos. Esse nome, você já imagina por que, refere-se ao antigo ponto de garimpo.

Salto de 80m, Cachoeira do Garimpão, Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

Lá chegando, você descobrirá que a água do Rio Preto é escura (mais um nome óbvio). Mas não se iluda com a aparência! A água é límpida, potável, perfeita e ambienta a maior piscina natural do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

Se sobrarem tempo e preparo físico, você poderá subir o Rio Preto até as Pedreiras (Corredeiras). A caminhada mais que compensa! Muitas lajes de pedra a pleno sol e inúmeros poços e duchas que oferecem hidromassagens naturais relaxantes inesquecíveis. Alguns até elegem as Corredeiras como o melhor banho do Parque Nacional. É só entrar na água e esquecer da vida...


2- Dois Cânions e Cachoeira das Cariocas

O segundo passeio permitido, também com uns 12km (ida e volta) é uma caminhada leve com poucos desníveis até os Cânions do Rio Preto. A trilha cruza com diversos córregos e o ambiente pode estar bastante florido, exibindo a diversidade do cerrado. O caminho leva direto ao Cânion II mas há uma saída para subir até o Cânion I.

Canyon II, Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

Descrever esses desfiladeiros é simples: o rio passa por entre paredões estreitos e então despenca uns quinze metros, formando um poço longo e profundo que por sua vez se espreme noutra garganta e desemboca num segundo poço profundo, assim justificando seus nomes, Cânions I e II.

Devido ao volume e à força das águas durante a estação das chuvas, o acesso ao Cânion I de costume fica proibido nesse período. Mas na época de seca, os Cânions oferecem ótimas duchas.

Cachoeira das Cariocas ou Carioquinhas, Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

Depois, vale a caminhada até a Cachoeira das Cariocas. Antes do final da trilha, uma descida bastante íngreme exige concentração e muito cuidado. Clique na foto para ampliar

A Cachoeira das Cariocas é um lugar perfeito para quem gosta de ficar ao sol, de nadar e se encanta com uma bela paisagem.

Mas... a Chapada dos Veadeiros é só isso?

De jeito nenhum! Toda a região da Chapada dos Veadeiros também abriga nascentes, rios, dezenas, centenas, incontáveis cachoeiras e aquela biodiversidade especial de cerrado de altitude, bastante incomum em outras partes do planeta.

Links relacionados
Conheça a Pousada Jardim do Eden
Fotogaleria do Jardim do Eden
Fotogaleria da Chapada dos Veadeiros
Terapias alternativas (em construção)
Terapeutas de Alto Paraiso Goias
Guias do ecoturismo
Gente interessante
A seguir >>> Os muitos atrativos fora do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros




Comunique-se conosco:
Telefone:
(62) 3446-1395

Endereço:
Pousada Jardim do Eden
Rua Buritis, 244 - Centro
73.770-000 - Alto Paraíso - GO

Enviar email para:
Informações | Reservas | Lucia Helena | Eduardo

Pousada Orgânica no coração da Chapada dos Veadeiros GO!
Chapada dos Veadeiros, o coração do Brasil Tudo que você queria saber sobre a Chapada dos Veadeiros, o coração do Brasil.

▪ atrativos do Parque Nacional,
▪ atrativos fora do Parque, na      Chapada dos Veadeiros,
▪ e muito mais:

Clima, vegetação, fauna, flora, como chegar... Entre!
Chapada dos Veadeiros
Conheça o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.

Os passeios permitidos, trilhas, os Saltos de 120
e de 80m, Cânions, Carioquinhas e mais...
Parque Nacional
Uma linda declaração de amor ao Vale da Lua com belas fotos.

Entre e se delicie!
Vale da Lua
Rio Macacos - Cachoeira Catedral Tudo sobre muitas outras cachoeiras da Chapada dos Veadeiros, menos conhecidas por estarem fora do Parque Nacional.
São Bento, Almécegas, Couros, Macaquinho etc.
Cachoeiras
Um passeio na Chapada dos
Veadeiros através de fotos
de tirar o fôlego!
Fotos da Chapada
O portal de entrada na Chapada dos Veadeiros é Alto Paraíso de Goiás, conhecida em toda parte como a Cidade do Terceiro Milênio.

Leia mais...
Alto Paraíso
Uma pousada inesquecível cuja inspiração são as plantas medicinais e aromáticas!

Conheça a Pousada Jardim do Eden em Alto Paraíso, o coração da Chapada dos Veadeiros.

Bela e confortável, ajardinada, cada suíte é consagrada a uma planta especialmente escolhida por sua ação no mundo sutil

Saiba mais...
Pousada Jardim do Eden
Você gosta de plantas e quer ver belas fotos? Seu lugar aqui!

Curta a galeria de
fotos da Pousada Jardim do Eden.

Uma festa para os olhos!
Fotos de plantas, flores etc

Uma belíssima e inesquecível mensagem de Natal para aquecer seu coração e você
presentear seus amigos.

Confira!
Mensagem de Natal
Mensagens de Ouro, Pousada Jardim do EdenLinks para todas as lindas mensagens deste site.

Você vai amar!!!
Mensagens
Pousada Jardim do Eden e Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros!
 
Envie mensagem ao webmaster com perguntas ou comentários sobre este sítio da Web.
Copyright © 2003-2016 -- todos os direitos reservados
Pousada Orgânica Jardim do Eden - Chapada dos Veadeiros